quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quetzalcoatl

QUETZALCOATL ~.~

Divindade azteca, cultuada também pelos toltecas e mayas. A Serpente Emplumada, Deus do Sol. Irmão gêmeo de Xolotl, representa a estrela da manhã enquanto seu irmão representa a da noite.

Quetzalcoatl era imperador e em uma noite, bêbado, acabou se deitando com Xotchiquetzal, Deusa do amor e das flores. Completamente envergonhado Quetzalcoatl decidiu que não era digno de governar seu povo e partiu ao mar em uma canoa prometendo retornar para assumir o poder.

No dia e hora marcados por Quetzalcoatl, Hernán Cortez chegou ao México e acreditaram se tratar do Deus por vir pelo mar em embarcações gigantescas e nunca antes vistas. Eles foram exterminados sem resistência, se renderam à Hernán e com isso desapareceram do México.


A serpente Emplumada desenhada por mim.

Xolotl - O Cão Disforme


XOLOTL ~.~ 

O duplo, a deformidade, o Lorde do Oeste, simboliza Vênus como a estrela vespertina, gêmeo de Quetzalcoatl. Xolot é um Nahualli de Quetzalcoatl.

Irmão Gêmeo e ao mesmo tempo oposto de Quetzalcoatl. Enquanto a um é a luz, Xolotl representa as trevas.

Deus-Cão, identificado com a doença, a deformidade física e os gêmeos. Descrito como um cão com os olhos vazados e patas dispostas em ângulos estranhos, como se estivessem quebradas. Ele carrega consigo cabeças de falcão e guia as almas até o Mictlan, a terra dos mortos.

Nos é contado que Quetzalcoatl, acompanhado por Xolotl ou assumindo a sua forma, desceu até Mictlan com o desejo de resgatar os ossos dos que viveram na era anterior para que a nova vida pudesse ser criada na era atual.

Apenas Xolotl foi capaz de recuperar os ossos, que graças ao sangue dos Deuses, tomaram vida e criaram o mundo em que vivemos hoje.



 Xolotl desenhado por mim.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quetzalcoatl, Kukulcán e Viracocha


Quetzalcoatl, Kukulkán e Viracocha são o mesmo Deus mesoamericano em culturas diferentes. O nome muda de acordo com a religião e região que o povo habitava, de forma que mesmo não conhecendo as outras religiões escreveram as histórias, desenharam e descreveram o Deus da mesma forma. O mesmo Deus que se mostrou e ajudou os Maia, Astecas e Toltecas sem que um soubesse do outro. Concidência? 




QUETZALCOATL - ASTECA  -=-=-=-=-=-=-=-

A principal divindade das culturas da Mesamérica, em especial da cultura Asteca. Quetzalcoatl é a princiapl Deidade do panteão pré-hispânico e foi incorporada pelos Astecas quando chegaram ao vale do México. É o Deus Sol, logo solar, irmão gêmeo de Xolotl, Deus das Trevas e da má sorte.
Quetzal = ave
Coatl = serpente





KUKULCÁN - MAIA  -=-=-=-=-=-=-=-

É a versão Maia de Quetzalcoatl. A origem de Kukulcán é muito anterior aos Maias, sendo assim uma Deidade muito antiga. Não é o Deus Sol, como Quetzalcoatl, mas é o Deus Trovão. 
Kukul = sagrado
Can = serpente







VIRACOCHA - TOLTECA  -=-=-=-=-=-=-=-

É a divindade invisível, considerado o Esplendor Origina, o Senhor, Mestre do Mundo. Deus andrógeno, criado por si mesmo e imortal. É o criador do Universo e tudo que nele existe: a terra, o Sol, os homens, as plantas, estando presente em todos os lugares.
Viracocha = espuma do mar