quinta-feira, 1 de maio de 2008

Xolotl



Quetzalcoatl tem um irmão gêmeo. Um Deus que seria seu inverso. Enquanto Quetzalcoatl é o Sol, Xolotl é a escuridão.
Xolotl é representado por um cão disforme com as patas em ângulos estranho e com um dos olhos vazados, mostrando as dificuldades e sofrimentos da vida. Deus da morte, ressureição e má sorte. Estrela da noite responsável por empurrar o Sol para o oceano todas as noites. Cão que guia os mortos ao Mictlán.

Quetzalcoatl tomando a forma de Xolotl ou acompanhado por ele, desceu até Mictlán (Terra dos Mortos) com o desejo de resgatar os ossos daqueles que viveram na Era anterior, para que dessa forma, a vida pudesse ser criada na Era atual.


Foi graças a Xolotl que Quetzalcoatl conseguiu recuperar os ossos para que o seu próprio sangue, ao ser derramado sobre eles, pudesse dar vida ao Mundo que conhecemos hoje.

Por mais que o chamem de Deus da Má Sorte, Xolotl não é um Deus mau. Ele somente é responsável por vigiar a escuridão, a noite e as sombras que cobrem a Terra todos os dias. Dizem que quando alguém morre, ele vem como um amigo para ajudá-la a chegar ao Mictlán.

Seu olho vazado e suas patas quebradas mostram simplesmente as dificuldades que a civilização enfrenta e a dor da humanidade.




















































































Um comentário:

Cpl. Bruno Beit Roncon disse...

Eu te amo. Continue escrevendo. Você precisa.
Beijos.