segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quetzalcoatl x Jesus





Quetzalcóatl é considerado a principal divindade dentro do panteão da culturapré-hispânica. Os astecas incorporaram esta deidade em sua chegada ao vale do México, no entanto modificaram seu culto, eliminando algumas partes, como a proibição dos sacrifícios humanos.

Sua primeira aparição inequívoca ocorreu em Teotihuacan. A cultura teotihuacana dominou durante séculos o planalto mexicano. Sua influências culturais abarcaram grande parte da mesoamérica, incluindo as culturas maia, mixteca e tolteca. Os maias retomaram a Quetzalcóatl como Kukulkán.

O Deus representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento físico e espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese espiritual.

Depois passou a ser cultuado como deus representante do planeta Vênus, simultaneamente Estrela da Manhã e Estrela da noite, correspondendo, com o seu gêmeo Xolotl, à noção da noite, morte e ressurreição. Deus do Vento e Senhor da Luz, era, por excelência, o deus dos sacerdotes. É às vezes confundido com o rei sacerdote de Tula. Governava o leste.

Uma das representações de Quetzalcoatl é um homem branco, barbado e de olhos claros. Esta representação seria uma das justificativas da teoria de que os povos indígenas, durante a conquista da Nova Espanha, acreditaram que Hernán Cortez fosse Quetzalcóatl. O acadêmicomulticulturalista Serge Gruzinski, analisando as crônicas do século XVI sobre a conquista do México, compartilha da crença de que os astecas realmente acharam que Cortez fosse Quetzalcóatl e essa é uma das razões pela qual os espanhóis dominaram tão facilmente a América Central.

A lenda rege que Quetzalcoatl foi embora ao mar tomado por vergonha e prometeu voltar um dia para assumir o seu império. Quando Hernán Cortez aportou no México, os astecas se curvaram crentes de que aquele era o Deus que voltou do mar.


O cacau, fruto tipicamente americano, era usado durante os rituais ao Deus como uma bebida quente, o xocóatl, bebida que deu origem ao chocolatetão apreciado atualmente.

A imagem que foi criada de Jesus ao longo dos anos, como um homem branco de olhos claros, pode então ter surgido ai. Afinal, os astecas morenos nunca haviam tido contato com um hispânico. 

E lembrem-se que para os Astecas e historiadores, Quetzalcoatl é Jesus.

2 comentários:

Letícia Croft disse...

Nossa, é a primeira vez que vejo seu blog e adorei =)
Tipo, eu não sabia que hoje em dia existem pessoas que também cultuam os outros deuses de outras mitologias.
Achei interessante isso.
Queria lhe fazer uma pergunta: você segue a bruxaria ?
Não me leve a mal, mas na bruxaria também os bruxos cultuam os outros deuses.

Parabéns pelo blog, é lindo e seja feliz do jeito que vc é =)

Vivian Roncon disse...

Oi letícia!
Não sigo a bruxaria não hehe
Eu só acredito na religião deles, que foi e é muito importante para tudo o que conhecemos hoje =)