segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sacrifícios Humanos





As imagens mostram o Sacrifício Humano para purificação e fertilização do solo.
Os astecas sacrificavam principalmente as crianças, pois estas choravam antes de morrer e para eles, as lágrimas que caiam no solo iriam fertilizá-lo. 

Nunca foi encontrado nada que mostrasse um pedido do Deus por sangue ou sacrifícios, o povo simplesmente criou estes atos por medo de represálias que criavam em sua mente.

Se as colheitas iam mal, se demorava a chover, se ocorria uma inundação, qualquer coisa era insatizfação de um dos diversos Deuses do panteão meso-americano. O povo sacrificava pessoas por acreditar que estavam deixando o Deus feliz, fazendo com que ele fosse bondoso.

Kukulcán recebia inúmeros sacrifícios por parte dos aztecas, mas quando este Deus foi incorporado aos Mayas, com o nome de Quetzalcoatl, a não obrigatoriedade dos sacrifícios passou a ser ignorada. Os Mayas passaram a exigir os sacrifícios e ficaram com a imagem de sociedade sangrenta por toda a história.




Alguns estudiosos dizem que Quetzalcoatl exigia aos seus súditos sacrifícios pacíficos (ofrendas de aves, jade, serpentes, mariposas...), mas as oferendas vinham de forma voluntária.

Os sacrifícios foram retratados em diversas pinturas, mostrando quão sangrenta a prática era.






























































Nenhum comentário: