segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Partida de Quetzalcoatl

O jovem Quetzalcoatl perdeu sua virginal pureza após deitar-se com Xotchiquetzal. Ao acordar sentiu vergonha pelo ato cometido, decidiu não ser digno de continuar governando seu povo e pôde então perceber que possuia agora a aparência de um idoso.
O Deus descontrolado resolveu partir para o mar prometendo voltar um dia para reaver seu trono e pode enfim governar a cidade. No dia marcado por Quetzalcoatl, Hernan Cortéz aportou no México que pensou se tratar da Serpente Emplumada voltando para seu trono.

Uma das inúmeras versões da partida de Quetzalcoatl relata que ele desapareceu no mar em uma jangada construída de serpentes entrelaçadas. Outra diz que ele se vestiu com um manto de plumas vermelhas e brancas da ave quetzal, colocou uma máscara azul turquesa, se cobriu com uma capa de penas verdes resplandescentes e se jogou ao mar. A terceira e última versão é a dele ter subido aos céus e se transformado na Estrela D'Alva.


Por este motivo os Mayas e Aztecas acreditam que sempre que um Astro está no poente e uma ave toca a superfície do mar, está sendo feito um chamado a Quetzalcoatl!

Nenhum comentário: